Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Auto controlo

por Antonovsky, em 10.07.07

No dia-a-dia agitado da sociedade em que vivemos, o nosso estado de espírito altera-se em inúmeras situações de stress.

Ansiedade, medo de falhar, nervosismo, são emoções que em determinados momentos podem prejudicar o nosso desempenho, a nossa postura e consequentemente implicar o fracasso dos objectivos que pretendemos atingir.  Por exemplo: uma entrevista para um emprego, uma apresentação de um trabalho ou tese, um exame escolar, um exame de condução, diversas situações no trabalho e outras que nos coloquem sob pressão, trazem sempre alguma agitação uns dias antes, e/ou durante os acontecimentos, que modificam o nosso comportamento.

A questão ficaria resolvida se conseguíssemos dominar essas emoções, conseguindo superá-las interiormente, demonstrando e sentindo uma predisposição completamente oposta. Uma atitude segura e confiante, apesar de não garantir sucesso, iria de certeza fazer com que as coisas corressem melhor.

E aqui e que está o desafio, que é conseguir este domínio sem "criar" úlceras no estômago nem utilizar calmantes naturais ou químicos.

Confesso que admiro aqueles monges tibetanos com uma atitude espectacular perante a vida, que parecem dominar o corpo através da mente.  É um facto que apesar de uma vida regrada, disciplinada e sem bens materiais, eles encontram-se a maior parte da vida em retiro espiritual e não estão "envolvidos" numa sociedade ávida de dinheiro, poder, bens de consumo, progresso, desenvolvimento económico, etc... é outra realidade que pode facilitar esse controlo. Mas são humanos como nós e parecem conseguir o tal Auto controlo.

Por outro lado, já na antiguidade os guerreiros espartanos praticavam uma disciplina para dominar o medo que se chamava Phobologia. Eles acreditavam que o medo é gerado no corpo, por isso com um conjunto de 28 exercícios, em pontos específicos dos músculos e sistema nervoso, treinavam afincadamente. Diziam eles que depois de conquistada a carne, a mente seguiria o exemplo e passariam a um estado de Aphobia - ausência de medo (Na minha opinião isto é espectacular).

Resumindo o Homem há muito que tenta dominar a mente, as emoções, os sentidos, transcendendo-se se possível. Existem muitas técnicas milenares que o comprovam. Porém, hoje em dia não há tempo para isto, e as técnicas são substituídas por fármacos que nos dão ânimo para as batalhas do dia-a-dia ou nos acalmam a irritabilidade e nos adormecem à noite. O problema é que criam por vezes dependência o que é uma chatice :(  Por isso temos de encontrar em nós métodos próprios de superar estas emoções de uma forma mais natural possível.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:13


2 comentários

Sem imagem de perfil

De CARPE DIEM a 11.07.2007 às 13:19

Gostei muito deste post ".Apenas apetece-me acrescentar que os auxílios externos" sempre existiram desde o inicio da nossa era humana, podiam era ser mais naturais e menos químicos do que hoje. Os índios colombianos já mascam a folha da coca à muito muito tempo. por fim digo que essas ajudas não eram com a intenção de manter o auto controlo, mas sim de não ficar Out of control "
Imagem de perfil

De Antonovsky a 11.07.2007 às 13:44

Tens razão. A folha de coca ajudava também a suportar os esforços diários devido a altitude onde as suas aldeias se situavam.
Quando falei em "produtos naturais" estava a pensar nos que se vendem também nas farmácias mas que, segundo dizem, são apenas à base de extractos de ervas naturais, sem compostos químicos.
Muito Obrigado pelo comentário :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031