Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Foi apenas um concurso de TV e é certo que as pessoas escolheram despreocupadamente, dado que a votação não trazia quaisquer reflexos futuros na política da nossa sociedade e consequentemente nas nossas vidas. Daí que este resultado, na minha opinião, deve-se apenas a um descontentamento generalizado das pessoas devido a uma crise que se instalou em Portugal há alguns anos e a uma "retoma económica" que teima em tardar.

Há problemas ao nível financeiro, social, ao nível da saúde e da educação e apesar dos "esforços" dos últimos governos com medidas "apertadas", não se vislumbram efeitos muito positivos a médio prazo.  Então comparam-se as coisas com as memórias mais recentes do outro tipo de regime chamado "Estado Novo" no qual Salazar foi o grande protagonista.

Penso que as pessoas fizeram-no para espicaçar as mentalidades ao votar nos extremos (não esquecer que Álvaro Cunhal foi o 2º português mais votado). Daí que, embora eu considere que foram figuras marcantes na história de Portugal do séc. XX, penso que quer D. Afonso Henriques (fundador da Pátria) quer as figuras históricas da nossa época dourada dos Descobrimentos como Infante D. Henrique, Vasco da Gama, D. João II e outros, tiveram um papel mais influente e mais importante em Portugal e no Mundo (Portugal nesse tempo era uma superpotência, ao contrário do sec. XX...infelizmente), por isso acho que seria mais natural que uma personalidade dessas fosse a escolhida.

Mas o resultado foi o que foi, escreveu-se muito acerca disso, houve polémica e a RTP foi a vencedora com um bom nível de audiência, pois é isso que se quer de um programa de TV.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:59



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930