Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Inteligência Vs Esperteza

por Antonovsky, em 07.10.07

Estas palavras aparentam ser sinónimos, porém há diferença nelas. Olhando os seus conceitos de definição e transportando para a prática do dia a dia na sociedade, na escola, etc , verificamos que é bastante fácil de explicar as suas diferenças.

O ideal era mesmo juntar estas duas qualidades numa só pessoa, o que acontece em muitos casos, no entanto, o equilíbrio nem sempre acontece. 

Quase de certeza que todas as pessoas tiveram um colega de turma que se destacava pela sua inteligência, mas que geralmente também se destacava pela sua timidez, pelos óculos fundo de garrafa, ou pela forma de se vestir que não se adequava aos restantes colegas (fora de moda ou sem ser cool "). No entanto, quando precisavam de uma explicação numa determinada disciplina/matéria recorriam a ele ou quando haviam trabalhos de grupo e, apesar de o isolarem no intervalos/vida social, juntavam-se a ele porque o sucesso da avaliação era garantida e o esforço mínimo, dado que na maior parte das vezes ele fazia tudo sozinho.

Em contrapartida, o aluno esperto tenta "desenrascar-se" da melhor maneira possível, estudando apenas o suficiente e valendo-se muitas vezes dessas associações com os "inteligentes". Não quer dizer que não tenha capacidades, simplesmente não está para se esforçar,  e o que é facto é que a sua percentagem de sucesso também é bastante elevada.

Mesmo na vida laboral, sabemos que se um indivíduo for trabalhador e inteligente muitas vezes é sobrecarregado de trabalho pelo seu Chefe que tem por ele muita estima e confiança e pelos seus colegas que aproveitam para colocar primeiro umas dúvidas/explicações e quando ele der por isso já está a fazer o trabalho dos outros. Muitas vezes este esforço não é recompensado na carreira, nem no vencimento, outras vezes são todos recompensados pela mesma medida, trabalhando e contribuindo com dedicação e esforço diferentes.

Enfim, são outras perspectivas das palavras e dos conceitos...Cá por coisas :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:53


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio a 07.10.2007 às 14:36

Eu sou o exemplo do "chico esperto" quando era estudante, e do "nerd" na vida profissional. Quando estudava não fazia rigorosamente nada, pendurava-me em tudo e todos para cumprir os mínimos, e chegava. Na vida profissional sempre fui o burro de carga de todos, sempre a tentar desenrascar as m... dos outros, e ainha hoje, com mais de 20 anos de vida profissional é assim. Porque é que é assim??? Sei lá, ou até sei, é cáo por coisas...

Ah, ah, ah, não resisti ao trocadilho.
Beijos para todos
Sérgio
Imagem de perfil

De A Mona Lisa tinha Gases a 08.10.2007 às 19:22

Bem, eu acho que já fui as duas coisas. Até ao 12º era a aluna por quem valia a pena copiar e daí para a frente, a aluna que nem sequer apontamentos nas aulas tira! Mas as coisas vão correndo... Desde que haja respeito mútuo, o esperto e o inteligente, podem muito bem conviver. Quem sabe, até dentro de uma só pessoa!
Imagem de perfil

De Antonovsky a 10.10.2007 às 08:31

Concordo plenamente. Podem perfeitamente ser compatíveis.
Obrigado pelo coment.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 01.01.2012 às 21:18

São as vicissitudes da vida, Sérgio. Sempre gostei da palavra vicissitudes :P
Um abraço
Sem imagem de perfil

De Renato a 25.04.2014 às 12:53

Melhor a inteligencia

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031