Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uso e porte de cão

por Antonovsky, em 23.04.07

Não é preciso ser muito entendido sobre canicultura para saber que cada raça canina tem determinadas características que a definem. Existem cães de pastoreio, de guarda, de caça, de busca e salvamento, etc... Com treino e dedicação as suas características podem ser aperfeiçoadas e utilizadas ao serviço do Homem, não é por acaso que o cão é o seu melhor amigo.

No entanto, existem raças que foram apuradas ao longo dos anos para defesa (de bens e/ou pessoas) e, por vezes, para lutar, onde se pretende que o cão tenha uma agressividade controlada pelo dono(s) e que seja despoletada só em determinadas situações/estímulos. São animais com uma massa muscular bastante desenvolvida e mandíbulas poderosas, geralmente de médio ou grande porte que podem fazer bastantes estragos quando enfurecidos.

Ultimamente tem sido notícia ataques de animais deste tipo a pessoas desprevenidas e cuja gravidade pode chegar mesmo á morte da pessoa atacada. Na minha opinião, acho que tem de haver um controlo legislativo e efectivo destas situações. Concordo com os defensores dos animais que alegam que os donos têm culpa na maneira como criam e educam, mas devo lembrar que o animal não é uma máquina que se liga e desliga quando nós queremos. O cão é um ser vivo e como tal, pode ter comportamentos imprevisíveis que por mais "educado" que seja e que varia de gravidade conforme o seu porte. 

Por outro lado, é moda ter cães destas características e as possibilidades destes terem donos incompetentes e animais imprevisíveis aumenta substancialmente, assim como, a probabilidade de ataques. Eu preocupo-me principalmente com crianças cuja percepção do perigo e a sua auto-defesa é diminuta... Portanto, sou a favor da licença de uso e porte de cão.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:14


2 comentários

Sem imagem de perfil

De aprendizdefeiticeiro a 25.04.2007 às 21:26

Acho sempre piada aqueles donos de cães que dizem: Pode mexer à vontade, ele n faz mal...Os cães são animais, n se pode assegurar 1 controlo absoluto sobre eles!
Considero que determinadas raças só deveriam poder ser adquiridas após 1 avaliação do perfil do interessado.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 01.01.2012 às 20:48

é preciso ter sempre muito cuidado com os cães de raças potencialmente perigosas, tem de existir um controlo eficaz pelas autoridades competentes.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930