Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aeronaves I

por Antonovsky, em 13.12.07

Fui militar na Força Aérea Portuguesa durante 8 anos. Nunca me tinha passado pela cabeça ser um militar "profissional", simplesmente foi uma oportunidade de emprego. Não fazia a mínima ideia dos postos militares dos Oficiais, Sargentos e Praças nas Forças Armadas, pois não tinha nenhum militar de carreira na família, nem sequer conhecido e, devo dizer, que também não procurei informar-me.

Por tudo isto, não é de estranhar que quando fui "voluntariar-me" aos 18 anos, no Centro de Recrutamento Militar, na Avenida da Liberdade em Lisboa, ia com a ideia de frequentar um curso de Cabo Especialista (mecânico de aeronaves, electrónica, ou qualquer outro que tinha visto no anúncio da TV) para mais tarde, sabendo que seria um contrato a termo certo, pudesse exercer uma actividade no mercado de trabalho civil. Quando lá cheguei e dei os meus dados, a senhora que me atendeu disse-me que tendo o 12º ano de escolaridade podia concorrer para oficial miliciano (contratado). Melhor ainda, pensei eu, e aguardei que me chamassem para testes psicótecnicos, médicos e físicos.  

Foi uma experiência muito interessante conhecer gente de todos os cantos do país, incluindo Açores e Madeira, reunidos na Base do Lumiar, todos nós com a uma chapinha identificativa com a palavra Old fashion - "Mancebo". Também foi enriquecedor fazer uma panóplia de testes psicotécnicos e psicomotores que jamais tinha visto. Mas acima de tudo, foi interessante observar os nossos comportamentos: os nervosos, os faladores, os calados, os ansiosos, os engraçados, os com medo de falharem por serem magros demais ou gordos demais, ou por terem óculos, ou ainda porque já tinham chumbado uma vez nos testes para piloto e tentavam agora outras especialidades.

No que respeita á minha pessoa, é claro estava nervoso e nessa altura da minha vida era mais calado e observador. Porém, penso que a minha vantagem foi a ignorância de ser a primeira vez neste tipo de selecção e  a ausência de grandes espectativas ou sonhos em relação à Instituição em que estava prestes a entrar.

Fiquei muito admirado com a cultura técnico-militar (vamos chamar-lhe assim) de alguns concorrentes. Não só sabiam muitas coisas da organização militar, como de ...Aeronaves. Muitos exibiam os seus conhecimentos enumerando os todos modelos que a FAP tinha na altura, assim como a sua tipologia (caça, intersecção, transporte, busca e salvamento, comunicações...) bolas, pensei eu (quantos motores tinham, hélices ou jactos) tou feito, não tenho hipotese nenhuma com estes tipos.

Mas lá fui passando as fases e fiquei "dentro das vagas" que estavam em aberto. A remuneração era aliciante. Após a recruta (de apenas 2 meses) passaria de Soldado-cadete a Aspirante-a-oficial e passado um ano promovido a Alferes. Tinha apenas de frequentar com aproveitamento um curso de formação de oficiais de cerca de 9 meses, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea situado na, actualmente tão célebre, OTA

O Curso? Técnico de Manutenção de Material Aéreo.

Sabia alguma coisa de aeronaves? Não.

Já tinha voado alguma vez? Não.

Gostava da perspectiva de voar? Hummm, nem por isso.

Adaptei-me bem? Não podia ter melhor adaptação.

 

(TO BE CONTINUED)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:50


6 comentários

Imagem de perfil

De daplanicie a 15.12.2007 às 11:38

Fartei-me de rir a ler este post! :-)
Imagem de perfil

De Antonovsky a 16.12.2007 às 18:25

Ainda bem que gostou. Havia muitas outras coisas para contar, mas pensei que ia dar "seca" aos meus amigos leitores.
Cumprimentos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031