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Marketing Agressivo e Manipulador

por Antonovsky, em 22.08.08

Tenho a certeza que muitas pessoas já receberam aqueles telefonemas do género:

- É o Sr. ***** ? Pode vir buscar o seu prémio das 14:00 às 22:00  no Hotel Estrelinha (por exemplo).

Ou então:

- Ganhou um fim-de-semana c/ meia pensão num hotel no Algarve, venha buscar o seu voucher....Blá, blá, blá...

Como depois vamos a saber, acaba por ser um "engodo" para que as pessoas se desloquem ao local combinado, para serem recebidas por simpáticos vendedores de produtos extraordinários, com promoções e oportunidades únicas que irão testar a resistência pelo cansaço dos potenciais clientes "pescados" por telefone, com sessões de demonstração/ esclarecimento que podem chegar a duas horas ou mais.

Por outro lado, as pessoas por educação muitas vezes vão assistindo àquilo e assimilando a pouco e pouco a ideia de que o produto é realmente bom e algumas vezes fazem os negócios/contratos sem se aperceber do tipo de Marketing agressivo e manipulador de que estão a ser alvo.

Porém, muitos que não se fazem clientes e têm direito ao tal prémio prometido, geralmente um fim de semana num hotel junto à praia, que está tão condicionado à partida, que nunca irá dar jeito às pessoas poder usufruí-lo. Ou seja, há sempre lucro neste tipo de abordagem, pois mesmo que em cada 10 contactos, apenas um ou dois sejam influenciados a adquirir o produto, deve chegar para colmatar o investimento.

Há ainda outro tipo de "semi-burla", (perdão..queria dizer marketing/publicidade), que são as excursões organizadas a locais muito interessantes, mas onde está contemplado no programa  do passeio turístico, uma sessão de "ensaboadela", (perdão, queria dizer esclarecimento / demonstração) sobre determinados produtos ou serviços que são impingidos e que levam as pessoas a comprar sem ter, muitas vezes, necessidade deles. Revolta-me ainda mais, quando são pessoas reformadas que até têm poucos rendimentos e que se "deixam levar" pela simpática e aliciante conversa dos vendedores e de repente se vêm endividados. É triste a falta de bom senso e até mesmo de escrúpulos nestes esquemas.

Eu confesso que também caí uma vez na "tanga" do telefone, embora não tenha adquirido qualquer serviço, privei-me de mais de uma hora da minha vida a ouvir balelas, para receber um prémio que não serve para nada.

Depois disso passei a rejeitar educadamente todos os telefonemas relativos a vendas (alguns são insistentes e chatos e temos de ser mais firmes na rejeição).  Agora desde que mudei para aquelas operadoras que têm Net, Telefone e TV, o meu número foi alterado e pedi confidencialidade, tem sido um sossego. No entanto, também é preciso ter atenção no preenchimento de determinados cupões ou formulários que podem ser utilizados para fins publicitários, pois se eles descobrem o novamente o número lá tenho outra vez alguém do outro lado da linha a oferecer-me coisas... LOL

 

Fiquem bem.

 

 

 

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publicado às 11:37


4 comentários

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De nelson camacho a 22.08.2008 às 16:25

Meu caro amigo, adorei este seu texto sobre o tema semi-burla " tem toda a razão e nunca é demais alertar os menos prevenidos no entanto quero já agora alerta-lo que pelo facto de ter um telefone privado não se vai safar assim sem mais nem menos. É que essas chamadas são feitas aleatoriamente . Começam por exemplo no 910000001 e acabam onde acabam. Sabia?
Um abraço e força para continuar.
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De Antonovsky a 23.08.2008 às 12:30

Obrigado pelo comentário. Só fiquei com pena de saber que mais tarde ou mais cedo posso ter mais telefonemas deste tipo :(.
Volte sempre.
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De marketing online a 24.11.2010 às 10:19

Por acaso já me aconteceu algo do género...mas n cai na armadilha...
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De Antonovsky a 01.01.2012 às 21:51

Sempre com muita atenção e não cair em engôdos. Obrigado pelo coment.

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