Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A Caixa de Pandora

por Antonovsky, em 26.08.08

Depois do reconhecimento do Kosovo como nação independente da Sérvia, era natural que determinadas regiões no mundo aproveitassem o precedente para declarar a sua independência ou pelo menos manifestar interesse nesse sentido, precisando apenas de arranjar "patrocinadores" que pudessem suportar os seus argumentos perante o mundo e ajudá-los a crescer economicamente e a protegê-los militarmente.

Os dados foram lançados neste ano pelo mundo Ocidental numa aparente (ou não?) acção de justiça para com o povo Kosovar, actuando em terrenos extremamente delicados da política internacional, isolando a Rússia no campo diplomático e castigando ainda a Sérvia pelas suas veleidades dos anos 90.

Não interessa para este post se o Ocidente tinha razão ou não em apoiar a questão do Kosovo, não estudei o problema a fundo e de certeza há razões que nunca irão ser explicadas ao comum dos mortais, embora hajam muitas teorias. A questão fulcral é que "A Caixa de Pandora" foi aberta e a esperança renovou-se em determinadas regiões que aspiravam ser independentes alegando mil e uma razões para tal e tentando arranjar padrinhos para o seu nascimento como Nação. O Kosovo teve os EUA como Padrinho e a UE (nem todos os países) como madrinha. Agora é a vez da Rússia apadrinhar, numa reedição da Guerra Fria, empata o score com a Ossétia do Sul e passa para a frente do marcador com a Abkházia.

Não sei onde isto vai parar, tenho pena dos civis, dos refugiados, dos idosos e crianças que assistem a esta violência e sofrem privações, devido a politiquices de demonstração de poder que deveriam estar fora de moda no século XXI. Aguardaremos por melhores dias.

 

Fiquem bem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:16



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31