Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Implosão

por Antonovsky, em 19.09.08

O mercado financeiro está em crise, em recessão, em coma, sobrevivendo à custa de injecções do seu alimento favorito (capital) do Bancos Centrais, das Reservas Federais das nações, de modo a evitar um efeito tipo dominó que arrastaria grandes empresas para a falência com proporções económicas e sociais incalculáveis.

Eu não sou nenhum expert neste contexto, mas pelo que sei é um mercado que não está devidamente regulamentado como deveria estar, para  evitar crises deste género que se arrastam há algum tempo atingindo agora o seu climax, exigindo a intervenção dos Estados para tentar resolver esta situação.

Penso que a ténue e frágil lei da Oferta / Procura está sujeita a muitas variantes incontroláveis e manipuláveis que precipitam a compra e venda de acções, valorizando ou desvalorizando em demasia as cotações para fazer subir os rendimentos consoante os interesses, assentando o mercado numa pura especulação, muitas vezes fora da realidade.

Os rendimentos do capital ultrapassam em muito o da produção, o que faz, na minha opinião, criar castelos de cartas que à mais leve brisa é destruído.

É um sistema que tem sido levado ao extremo por não haver um controlo legislativo e com limites definidos, estando apenas sujeito às leis neo-liberais de um mercado que agora entrou em implosão. E nós pomos as mãos na cabeça e encolhêmo-nos para que não atinja as nossas poupanças de um modo severo, nem os nossos empregos.

Fiquem bem.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:32



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Setembro 2008

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930