Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Globalização III - O Século XX

por Antonovsky, em 28.04.09

 

Depois breve introdução, do que se poderá chamar, os antecedentes da globalização, podemos afirmar que a comunicação, o contacto e a interacção entre os povos e civilizações levou e leva, ao desenvolvimento tecnológico e científico. O modo como determinadas tarefas são executadas, as ferramentas utilizadas, os avanços tecnológicos e científicos diferem muitas vezes de região para região, de país para país e se o know-how for levado através de um intercâmbio de informação para as outras partes do globo poderá haver uma adaptação e uma evolução positiva.

Na história da humanidade o Século XX não tem comparação no que respeita à evolução tecnológica e cientifica, graças aos meios de comunicação, transportes e avanços científicos. Podemos recuar ao final do século XIX com a revolução industrial como um dos rastilhos que impulsionou toda a humanidade para o que é hoje em dia, mas as duas grandes guerras já no século XX que sacudiram o mundo, pressionaram as nações para pesquisas e desenvolvimento cientifico que só visionários como Júlio Verne imaginariam. Basta pensarmos um pouco como era a sociedade em 1900 e passados menos de 70 anos Neil Armstrong dá os primeiros passos na lua. Foi o século em que surgiram ou se desenvolveram transportes e meios de comunicação mais rápidos e eficientes: os aviões e o TGV, os satélites e os cabos de fibra óptica, os telemóveis, os computadores e redes de informação como a internet, tudo isto fez “encurtar” o mundo, que não parece ter a mesma distância que tinha há 500 anos atrás.
Os meios de comunicação tornaram-se ainda mais importantes e um veículo importantíssimo para obter o poder. Os políticos e líderes aperceberam-se disso e os mass media foram alvo de uma utilização sistemática e controlo desde o princípio do referido século, para transmitirem a sua mensagem, a sua propaganda (por ex: regimes ditatoriais). Se os jornais e os folhetins do princípio do século já faziam alguma agitação, mesmo atendendo ao grande número de iletrados que existia na altura, o rádio e, posteriormente a TV, foram novas tecnologias que podiam chegar a todos. E as opiniões, vontades e necessidades podem ser utilizadas, moldadas, manipuladas na sua maioria, de acordo com as intenções de quem controlava os mass media.

Porém, já final do século surgiu uma rede de informação que, baseada e desenvolvida anteriormente para fins militares, acabou por se tornar numa rede de redes de informação, que utilizam um protocolo comum de navegação que pode ser acedido em qualquer lugar do mundo. Esta última invenção veio transformar o funcionamento comum da informação em massa, assim como, criar vazios legais e situações difíceis de controlar para a organização e estabilidade social. (continua)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:41



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930