Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Facebook vs Blogosfera

por Antonovsky, em 11.01.13

A blogosfera teve um grande "boom" de crescimento há uns anos atrás, pelo desejo das pessoas de opinar, de escrever para milhões de pessoas (hipoteticamente), pois basta ter ligação à net, para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, e desde que domine a lingua em que é publicado, possa ler. É a publicação das ideias de cada um para um universo inimaginável de público. No entanto, penso que essa tendência tem vindo a inverter-se, as redes sociais como, por exemplo, Facebook e o Twitter, dão uma amplitude muito uniforme, constante e actual dos estados de espírito, opiniões, videos, música e outros assuntos diversos, que cada um quer partilhar e que rapidamente é transmitido aos seus amigos e conhecidos que estão linkados à página de quem emite.

O blog é menos interativo, continua a ser universal e para um público que pode até ser mais abrangente que o facebook (por exemplo), pois não é necessário estar linkado à página para ter acesso ao conteúdo, pelo contrário, é uma página aberta a todo o público. Porém, para manter um blog activo é necessário assuntos interessantes, ou de uma determinada especialidade que traga seguidores fiéis, ao contrário das páginas sociais que são nossos conhecidos e que estão sempre disponíveis para comentar ou fazer "likes".

Para além disso, quando se escreve nessas páginas, não há muita vontade (ou não faz muito sentido) de escrever tudo novamente no blog pessoal duplicando a informação, e assim muitos se desmotivam e os blogues vão tendo menos destaque neste mundo virtual. Esta é apenas a minha opinião, não sei se estará certa ou não, mas é o que vou constatando neste mundo virtual.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:56


3 comentários

Imagem de perfil

De sandraritinha a 13.01.2013 às 16:22

bem,na minha opinião acho o facebook muito interessante,tem paginas giras,tem coisas muito boas,mas,por outro lado,o facebook é muito cansativo,parece que sempre se passam as mesmas cenas,as mesmas coisas,as mesmas musicas,as mesmas cenas,enfim. acho que os blogues são muito mais interessantes do que o facebook,eu gosto muito de ler blogues,adoro ver as coisas que toda a gente do mundo dos blogues publica,e,só assim por acaso,já gostei mais do facebook do que gosto agora.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 14.01.2013 às 13:35

Penso que pessoas preferem as redes sociais, pois é mais imediata a resposta ao que se escreve, tendo em conta que o que se escreve alguém lê de certeza (amigos e familiares, por exemplo) e faz um like ou comenta. No caso dos blogs podemos escrever inumeros posts sem saber se algum dia alguém irá ler ou comentar. O "feed-back" não é tão imediato. Mas pode ser que os blogues voltem a ser uma moda mais apetecida.
Imagem de perfil

De sandraritinha a 14.01.2013 às 13:39

pois pois. as redes sociais andam mais na moda. mas pode ser que um dia as coisas mudem,nunca se sabe. de qualquer maneira o facebook anda sempre com novas regras,o que eu acho mal nele é que apenas se podem curtir cinco mil paginas havendo paginas tão bonitas e cada vez mais ha mais paginas,eu acho que não devia haver limite de paginas curtidas. de resto gosto do facebook.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031