Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Poluíção vs Desenvolvimento

por Antonovsky, em 18.01.13

Na China, os indices de poluição atmosférica têm estado muitíssimo elevados, o que leva novamente à questão da factura elevada que o progresso e o desenvolvimento económico pode trazer ao mundo.

Como se sabe o baixo valor de mão de obra, as condições de trabalho e a escassa legislação ambiental, por parte da China e outros países emergentes, tem feito com que estes cresçam economicamente de uma forma avassaladora em relação à Europa e EUA, por exemplo (que diga-se de passagem, também já contribuiram para este aspecto, embora agora mais controlados). Porém, tudo tem um custo, e aquilo que é muitas vezes relegado para segundo plano, acaba por ser preponderante quando casos destes acontecem.

O problema é que o planeta é muito pequeno e uma vizinhança descuidada prejudica todos os habitantes do "bairro" global. Por exemplo, a NASA divulgou imagens que indicam a eventualidade da deslocação desta massa de ar poluente para os EUA.

Muito provavelmente (e urgentemente), o ser humano tem de repensar a sua atitude em relação ao desenvolvimento económico, à ganância desmesurada que coloca em risco, o cada vez mais frágil, ambiente do planeta. Protocolos internacionais são assinados quase por unanimidade, muitas vezes com a excepção dos países mais poluentes, e outros que os assinam não cumprem, pondo em perigo as gerações seguintes.

Não vale a pena ter uma economia forte e próspera, se pusermos em causa as condições de sobrevivência da própria espécie.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:38



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031