Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Teenagers deslocados

por Antonovsky, em 01.02.13

Crescer, implica adaptarmo-nos a novas responsabilidades. Aquilo que antes não podíamos fazer, ou que não conseguíamos por sermos pequenos, é  posteriormente nos exigido pela sociedade noutras fases etárias. Por exemplo, não sabemos ler quando temos 3 anos, mas é importante que o façamos aos 7. Aos doze podemos viajar no banco da frente dos automóveis, mas temos de saber colocar o cinto de segurança e não distrairmos o condutor, aos 18 podemos tirar a carta, porque temos as capacidades intelectuais desenvolvidas para tal.

Tudo implica novas realizações pessoais e, obviamente, responsabilidades adequadas à idade que temos. Ora, como sabemos, as pessoas são diferentes e os "estados de maturação" são muito mais diversos nos humanos do que qualquer outras espécies da natureza, pois não dependem só das capacidades fisicas e intelectuais, mas sim da personalidade de cada um, da educação, do meio envolvente, etc. Por exemplo, podemos saber conduzir muito bem, dominando a máquina, mas podemos não ser responsáveis e não respeitar as regras do transito. Podemos casar ou nos "juntar", mas não estarmos preparados para uma vida conjugal, podemos ter filhos, mas não estar preparados para sermos pais. Podemos ter um emprego e não conseguir cumprir horários (neste caso, é por pouco tempo). Enfim, uma infinidade de situações que diferem de individuo para individuo. Todavia há um padrão aceitável, dito normal, pela maioria que constitui a sociedade. Há comportamentos que se aceitam em determinadas idades, se desculpabilizam noutras, mas são mal vistos e até intolerados noutras, desde que as pessoas que os tenham possuam as suas plenas faculdades físicas e mentais.

Isto tudo para dizer que há pessoas que são teenagers deslocados, ou não gozaram a sua juventude, onde muitas coisas são permitidas e desculpabilizadas, ou simplesmente querem arrastar essa juventude pela vida fora, não assumindo determinadas responsabilidades. Normalmente o traço de personalidade mais frequente neste tipo de pessoas é o egoísmo. Até aqui tudo bem, desde que não prejudiquem terceiros, o problema é quando assumem lugares de responsabilidade e podem influenciar a vida de outros, a noção da realidade que essas pessoas têm é muito redutora e causam injustiças, decidindo incorrectamente, porque simplesmente não conseguem "pôr-se no lugar dos outros" conseguir ver as coisas de outra perspectiva.

Não é que seja muito mau ser Teenager deslocado, há pessoal assim que apenas quer gozar a vida e não chateia ninguém, e também há a versão oposta de jovens velhos, ou seja, pessoas com pouca idade, jovens mesmo, que envelhecem prematuramente "na sua mentalidade" e que passam constantemente a censurar o comportamento dos outros... É assim, o Ser Humano é muito complicado. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:47



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728