Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Palavras-passe

por Antonovsky, em 03.04.13

Se há coisa que facilita a vida e o acesso aos serviços é, sem dúvida, a internet. A proximidade, a prontidão, a informação disponível sempre que necessário, os comprovativos que se podem imprimir a todo e qualquer instante e que são tão preciosos quando temos urgência.

Porém, há sempre pelo menos uma desvantagem em qualquer coisa nesta vida, e uma delas neste caso em concreto, é/são as palavras-passe. Se eu quiser ter um compartimento no meu PC (uma parte do disco) particular, tenho uma palavra-passe, o meu email tem uma palavra passe, o meu facebook, o site da EDP, da Via Verde, da rede do meu telemóvel, o código do Multibanco, do acesso à conta online, o site da escola dos miúdos que tem senhas próprias para aceder a informações e comprar as refeições dos miúdos (no meu caso três), o site das finanças, etc, etc. Uma infinidade de senhas que com características diferentes, por vezes, não dá para repetir e ter todas iguais.

Umas têm de ter mais de 6 caracteres outras 8, umas podem ser só letras e números, outras têm de ter tudo, maiúsculas, minúsculas, números, caracteres esquisitos como (#*&), etc.. É claro que temos de escrever num papel algumas das senhas o que é completamente contra as regras de segurança, assim como ter as senhas todas iguais, também é contra os manuais das "passwords". Depois se nos esquecemos ou temos uma "branca" vem as perguntas de segurança que preenchemos uma vez na vida e já não nos lembramos qual é a resposta que demos quando fizemos o registo. Então, provavelmente temos de escrever num papel as respostas a todas as perguntas de segurança que temos nos mais variados sites... E como algumas são perguntas fechadas, temos de inventar respostas para cada uma delas. Qual o teu livro favorito? Qual a tua cor preferida? Como se chama o teu animal de estimação? etc.

Ou seja, temos de ter uma memória de elefante, ou temos de apontar tudo num caderninho bem escondido ou em sítios diferentes, mas também aí é preciso ter cuidado, pois podemos esquecer onde os guardamos...Bolas tanta coisa, nunca mais temos a identificação "caseira" pela irís ou pela impressão digital, mais acessível ao comum dos mortais, de certeza que iria poupar trabalho e a cabeça... :)

Apesar de tudo prefiro os serviços online pelo tempo que não se perde, pela desburocratização, pelo meio ambiente (poupa-se papel) e pela comodidade.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:28



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930