Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Violência juvenil

por Antonovsky, em 30.06.07

Esta semana em Inglaterra, um rapaz de 14 anos foi esfaqueado por um gang de adolescentes. Não se sabe muito bem o que se passou na verdade, mas a vítima que acabou por falecer, é descrita como um jovem calmo e afável, que teve o azar de passar no sítio errado à hora errada.  

Independentemente do que se terá passado , esta história preocupa-me. A violência gratuita entre os jovens aumenta em quantidade e gravidade e, pior do que isso, envolve míudos cada vez mais novos. É um fenómeno social que se estende a todos os países ditos civilizados. Os valores estão cada vez mais confusos e corrompidos, ou ainda, inexistentes.

Vejam o exemplo das nossas escolas, só para ilustrar a evolução.  No tempo do outro senhor, os professores faziam o que queriam, batiam, humilhavam, etc...género: Deus no céu, professores na escola. Era uma situação inconcebível e medieval. Mas nos últimos anos o inverso tem acontecido também em proporções exageradas. Existe violência entre alunos e entre alunos e professores, só que na maior parte das vezes são os últimos os agredidos.

As autoridades vão estando atentas à situação e criou-se há alguns anos o programa "Escola Segura". O problema é que quase sempre os alunos envolvidos têm menos de 16 anos e, como tal, perante a nossa lei são inimputáveis, daí que os castigos são pouco eficazes e existe um sentimento de impunidade.

Ultimamente fala-se na instalação de sistemas video vigilância nas escolas, o que pode parecer um controlo exagerado, mas que eu como pai, acho que pode prevenir muitas situações de violência, tráfico e consumo de drogas e até sequestros. Infelizmente é a sociedade que temos e os míudos estão a crescer e nós, apesar de todos os conselhos que possamos dar para se defenderem, não podemos protegê-los para sempre...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:57


10 comentários

Imagem de perfil

De Pedro Neves a 02.07.2007 às 10:14

Bom dia,

Peço desculpa pelo comentário ser algo desajustado face ao conteúdo do post, mas queria apenas informá-lo de que o Cá por Coisas encontra-se em destaque na Homepage dos Blogs (http://blogs.sapo.pt) e na Homepage do Sapo (http://www.sapo.pt).

Em nome da equipa dos Blogs do Sapo, parabéns e boa continuação.

Pedro Neves
Imagem de perfil

De paisagemviva2 a 02.07.2007 às 11:38

Este é um assunto delicado, e eu como mãe também fico preocupadíssima, o programa "Escola Segura" não é muito eficaz, parece-me que só aparecem na escola quando são solicitados ou no final do período de aulas. Talvez a eficácia deles também tenha a ver com o facto de não poderem, segundo a nossa lei, ter uma forma de intervenção mais funcional junto dos menores. Acho que a nossa legislação tem que ser alterada urgentemente, pois quem procede mal tem que ser punido, é de pequeno que se tem que educar e ensinar e não depois dos dezoito (quando será tarde de mais). Desta forma os entendidos que procurem uma solução para penalizar os menores, como trabalhos para a comunidade ou não irem ao recreio durante x tempo, sei lá tem que existir um meio de combater a criminalidade logo do inicio , desde cedo, para evitar os criminosos do futuro!!!!
Imagem de perfil

De Antonovsky a 02.07.2007 às 20:14

Eu gostaria de dizer:
- Não se preocupe, isto vai melhorar. Tenho a certeza absoluta. As autoridade competentes resolvem todos os problemas e as crianças e adolescentes poderão ir para a escola aprender não só a matéria das diferentes disciplinas, como a serem educadas e civilizadas. Ou seja preparadas para melhorar cada vez mais a sociedade, afinal o ser humano deve evoluir e não regredir....
Mas o que posso dizer é:
- Vamos ter esperança.
Obrigado pelo comentário
Sem imagem de perfil

De CARPE DIEM a 02.07.2007 às 20:33

EU TENHO UM FILHO COM 7 ANOS E CONFESSO QUE FICO RECEOSO QUANDO ME PEDE PARA IR "BRINCAR LÁ PRA FORA", EU VOU DEIXANDO COMO A MINHA MAE ME DEIXOU A MIM, MAS MUITO MAIS PREOCUPADO E VIGILANTE COM ELE AGORA DO QUE ELA COMIGO NA ALTURA(PRÉ E PÓS 25 DE ABRIL)
Imagem de perfil

De Antonovsky a 02.07.2007 às 20:46

Eles têm de ganhar asas para voar e como tal, têm de ter a sua liberdade para crescer e aprender a defender-se...mas confesso que sinto inquietação quando eles não estão bem dentro do nosso controlo. Obrigado pelo comentário.
Imagem de perfil

De Lara a 02.07.2007 às 21:35

Não sei se concordo com o sistema de video vigilância. Se isto não for tudo muito bem gerido (que é o mais provável na maior parte das escolas) vai acabar com a privacidade dos alunos.
Alternativas: não sei.
Não gostava de ter um sistema de video na minha escola, mas tem que se fazer alguma coisa para resolver esta situação. Agora o quê é que já não sei.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 03.07.2007 às 09:57

Também não sei se será uma solução muito radical. Mas o que é facto é que hoje em dia existem câmaras de vigilancia quase em todos os espaços comercias e públicos. Desde ás bombas de gasolina, centro comerciais, Auto estradas..até mesmo nas pequenas lojas. É triste, porque parece que caminhamos para um Estado Big Brother, todos devidamente identificados em base de dados e os nossos passos vigiados . Mas é uma situação motivada pelos comportamentos socias desviantes da própria natureza humana que pode prejudicar terceiros...Somos de facto um Ser muito complicado :P
Imagem de perfil

De daplanicie a 03.07.2007 às 13:25

Como docente e mãe posso dizer que se foi de um extremo ao outro em poucos anos. É inconcebível que um professor vá trabalhar com medo de ser agredido. O pior é que, independentemente das condições existentes na sala de aula (muitas vezes verdadeiros campos de batalha), os pais exigem o programa cumprido e milagres só Deus...e nem sempre.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 03.07.2007 às 14:00

Hoje em dia, parece que em algumas escolas do nosso país, ser professor é uma profissão de risco. Desejo-lhe sinceramente Boa Sorte, tanto como docente, como mãe.

Imagem de perfil

De Antonovsky a 01.01.2012 às 20:54

Obrigado pelo destaque, meu caro Sapo. :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930