Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Violência juvenil

por Antonovsky, em 30.06.07

Esta semana em Inglaterra, um rapaz de 14 anos foi esfaqueado por um gang de adolescentes. Não se sabe muito bem o que se passou na verdade, mas a vítima que acabou por falecer, é descrita como um jovem calmo e afável, que teve o azar de passar no sítio errado à hora errada.  

Independentemente do que se terá passado , esta história preocupa-me. A violência gratuita entre os jovens aumenta em quantidade e gravidade e, pior do que isso, envolve míudos cada vez mais novos. É um fenómeno social que se estende a todos os países ditos civilizados. Os valores estão cada vez mais confusos e corrompidos, ou ainda, inexistentes.

Vejam o exemplo das nossas escolas, só para ilustrar a evolução.  No tempo do outro senhor, os professores faziam o que queriam, batiam, humilhavam, etc...género: Deus no céu, professores na escola. Era uma situação inconcebível e medieval. Mas nos últimos anos o inverso tem acontecido também em proporções exageradas. Existe violência entre alunos e entre alunos e professores, só que na maior parte das vezes são os últimos os agredidos.

As autoridades vão estando atentas à situação e criou-se há alguns anos o programa "Escola Segura". O problema é que quase sempre os alunos envolvidos têm menos de 16 anos e, como tal, perante a nossa lei são inimputáveis, daí que os castigos são pouco eficazes e existe um sentimento de impunidade.

Ultimamente fala-se na instalação de sistemas video vigilância nas escolas, o que pode parecer um controlo exagerado, mas que eu como pai, acho que pode prevenir muitas situações de violência, tráfico e consumo de drogas e até sequestros. Infelizmente é a sociedade que temos e os míudos estão a crescer e nós, apesar de todos os conselhos que possamos dar para se defenderem, não podemos protegê-los para sempre...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:57


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930