Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Violência Juvenil #2

por Antonovsky, em 24.08.07

Será que as crianças e adolescentes de hoje pensam que a vida é como um jogo de PC ou consola que se vai gravando à medida que vamos passando de nível e que, no caso das coisas correrem mal, pode-se voltar imediatamente ao momento que antecede a acção para poderem optar por outros caminhos?

Estou a falar disto porque mais uma vez no Reino Unido, um miúdo de 11 anos foi baleado no pescoço, quando jogava á bola com amigos num estacionamento, por um adolescente que surge de cara tapada numa bicicleta BMX, estilo execução mafiosa. Que crime terá cometido uma criança de 11 anos que justifique a sua morte? De onde surgiu uma ira tão incontrolável por parte do agressor para realizar tal acção? Isto preocupa-me.

No meu tempo, e eu considero que não foi assim há muito -  tenho 35 anos-, havia sempre uns "calduços", uns pontapés no rabo, umas brigas, umas praxes, os grandes que batem nos pequenos, os "cromos" que a turma gozava em peso. É certo que se criavam alguns traumas de infância e algumas personalidades vingativas, mas não se batia até deixar inconsciente o "adversário", não se utilizavam armas brancas, pretas ou de qualquer outra cor, não havia tanto ódio. É a minha opinião e a minha experiência, mas penso que a maior parte dos casos na minha geração não foge a esta realidade.

Agora pergunto, se após ter disparado e morto aquele jovem de 11 anos, de ter sido preso e aguardar julgamento com outros jovens (pois parece que não foi só um culpado), e ter estragado a sua vida. Não estará o agressor arrependido do seu acto inconsciente, não gostaria ele de voltar aquele estacionamento no momento antes de disparar a arma... Bolas devia ter feito "save" nesse preciso momento, eu tenho quase a certeza de que não faria o mesmo...mas agora já é tarde. Que pena.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:17


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio a 24.08.2007 às 12:56

O que é que estás à espera? No meu tempo, e no teu também, jogava-se à bola na rua, agora os miúdos jogam playstation em casa. Quais são os jogos mais apelativos? Os que têm melhores gráficos? Os que permitem jogar mais tempo? Para além dos de futebol? São os de "acção" (assim mesmo, entre ""). Qualquer miúdo MAL FORMADO PELOS PAIS (e isto é que é fundamental) passa duas, três horas por dia, pelo menos, a jogar. O verdadeiro perigo é que eles encarnam as personagens, sentem o "poder" que essas personagens têm, e transportam esse "poder" para a vida real. Se queres que te diga acho que vamos ver cada vez mais notícias deste tipo. As que são dadas a conhecer, porque, e sabes isso bem melhor que eu, há algumas, se calhar muitas, que não aparecem na comunicação social, por várias razões, ou como costumas dizer, cá por coisas...

Saudações leoninas

P.S. E já agora parabéns, estás a virar um verdadeiro escritor.
Imagem de perfil

De intheguetto a 24.08.2007 às 17:46

Sou vim aqui dizer..que deves estar a confundir-me com alguem....
Rssss
Imagem de perfil

De Antonovsky a 24.08.2007 às 19:21

De facto não posso estar a confundir, porque não faço a mínima ideia de quem seja :-)
Mas volta sempre.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 24.08.2007 às 19:18

É verdade Sérgio, lembro-me dos meus joelhos, cotovelos e mãos esfolados devido ao futebol ou à bicicleta. Mas os tempos são outros e temos de nos adaptar e estar muito atentos.
Obrigado

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031