Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando nos perguntam porque fizemos isto ou aquilo, porque decidimos ou optámos de determinada maneira. Podemos responder de duas maneiras: Ou dizemos as verdadeiras razões ou, para preservá-las, podemos responder simplesmente: Cá por coisas...
Hoje tinha de falar da nossa Selecção de futebol.
Considerado por muitos como o desporto-rei, é uma modalidade onde ao longo dos últimos anos Portugal tem vindo a conseguir alguns êxitos. Apesar de não alcançar títulos relevantes no escalão sénior (Selecção A), o 2º lugar no Europeu e o 4º no Mundial, fez com que a Equipa nacional fosse respeitada e considerada uma das melhores do mundo.
Por isso, se há algum tempo atrás Portugal raramente conseguia qualificar-se para as fases finais dos Europeus e Mundiais de futebol, actualmente, se não o conseguir, ficamos incrédulos, desapontados e até revoltados.
O que se passa actualmente não se consegue explicar muito bem. A equipa ficou colocada num grupo na fase de apuramento para o Europeu de 2008 aparentemente acessível, porém já perdeu muitos pontos de uma forma ingénua, pondo em risco a própria qualificação.
Nos últimos jogos alguns jogadores parecem em baixo de forma e os que correm mais, jogam de uma forma confusa, complicada e individual. A equipa, se é que se pode chamar assim, parece apática e nervosa, esperando que algum lance de génio resolva a partida o mais depressa possível. Não há a alegria de jogar e a entrega como víamos nos tempos do EURO2004. As exibições são apagadas e sofridas.
Portugal tem jogadores para conseguir o objectivo da qualificação, sem haver a necessidade de se superarem, basta serem eles mesmo.
Quem se tem superado são os nossos jogadores de Basket e Rugby. Os primeiros conseguiram uma prestação histórica no europeu da modalidade. E os segundos, basta ver a emoção como cantam o hino e a garra que empregam no jogo para compreender que a maior motivação que eles têm é a de defender e dignificar a camisola da Selecção.
Pensando melhor, falta um pouco de "amadorismo" à nossa selecção de futebol...Cá por coisas :P