Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando nos perguntam porque fizemos isto ou aquilo, porque decidimos ou optámos de determinada maneira. Podemos responder de duas maneiras: Ou dizemos as verdadeiras razões ou, para preservá-las, podemos responder simplesmente: Cá por coisas...
Hoje é o primeiro dia da Cimeira União Europeia / União Africana. Depois das Cimeiras com o Brasil, Ucrânia, Rússia, ASEAN, China e India. Surge agora a vez da Cimeira UE/UA. Se tudo correr bem, sem grandes polémicas, para além da ausência de Gordon Brown, (que ficou por Inglaterra á procura dos CDs perdidos), Portugal consegue ao nível diplomático uma excelente prestação na Presidência da UE, que irá culminar com a assinatura do Tratado de Lisboa no dia 13 de Dezembro (penso que será no Mosteiro dos Jerónimos).
Esta é já a terceira Presidência portuguesa na União. A primeira teve lugar durante o primeiro semestre de 1992 e a segunda durante o primeiro semestre de 2000. No entanto, esta é a primeira da União Europeia que foi "repartida" por três países: Alemanha, Portugal e Eslovénia, que definiram um programa objectivo comum de 18 meses. Por isso os eventuais méritos e fracassos devem ser também repartidos.
Porém, como português espero que tudo corra bem até ao final do "mandato".
Informação:
Para quem não sabe a União Africana sucedeu à Organização da Unidade Africana em 2002 e é composta por todos os países africanos à excepção de Marrocos devido à não aceitação deste país da integração do Saara Ocidental, ao qual não reconhece soberania. Segue um modelo idêntico ao da União Europeia.
PS - Fala-se muito de Robert Mugabe, mas o que é facto é que grande parte dos dirigentes africanos estão há muito tempo no poder e, como sabem, nem sempre houve muito respeito pelos direitos humanos. Espero que com estes encontros/cimeiras se caminhe para além do aspecto económico (petróleo, gás natural, e outros), mas fundamentalmente se evolua no aspecto humanitário.
Bom fim de semana.