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Aeronaves II

por Antonovsky, em 14.12.07

Não sei porque é que estou a escrever sobre isto, deve ser a nostalgia da época natalícia :P. Talvez também porque estou a pensar colocar nestes posts fotos de aeronaves que é algo que fica sempre bem esteticamente numa página da web. Ou ainda a terceira razão...Apeteceu-me :). Enfim continuando:

Fui incorporado na primeira recruta  de 1991 da FAP, éramos cerca de 40 soldados-cadete.   Estas incorporações tinham a particularidade de reunir o mais novos de 17 a 19 anos que se voluntariavam e os "licenciados" que iam adiando a "tropa", de modo a concluir os seus cursos superiores. As idades dos meus camaradas de armas do serviço obrigatório deveria variar entre os 25-35 anos. Resultado, a recruta foi bastante "leve" em termos físicos, dado que não poderiam "apertar" muito com o pessoal mais velho e fora de forma. Fiz a recruta com médicos, oftalmologistas, dentistas, engenheiros, gestores, etc, etc.. Bons conhecimentos, LOL.

Assim que terminei a recruta fui promovido a Aspirante e iniciei de imediato o Curso de Formação. Na minha especialidade éramos apenas 4 alunos da FAP e 2 Guineenses no âmbito dos acordos com os PALOPs. Camará e Sanhá eram os nomes deles, pessoal cinco estrelas.

O Curso correu sem grandes precalços e no final, para nós os quatro, havia o mesmo número de vagas (2 para a Base de Beja, 1 para Base de Monte Real e outra para os Açores). Fiquei colocado em Beja, Base Aérea N.º 11. No próprio dia em que me apresentei, fiz um requerimento para me transferir assim que houvesse outro curso. Porém, gostei tanto daquela cidade, dos "camaradas de armas", dos amigos que fiquei 4 anos lá colocado.

Aeronaves... finalmente

Na altura da minha colocação na BA11, havia apenas uma Esquadra de Voo operacional, com os aviões T-38A Talon, da Northrop Co. Era uma Esquadra de instrução e como tal, as aeronaves não tinham armamento. A Versão "armada" deste avião é o F-5.

É um avião supersónico com uma estética muito interessante, mas que tinha alguns problemas no motor. Dizia-se que os motores tinham sido criados para equipar misseis e por isso não eram feitos para durar... "mitos urbanos".

Fizeram-se muitas horas de voo e formaram-se muitos pilotos aviadores da nossa Força Aérea, até estas máquinas serem "abatidas" em 1992 ou 93 (não estou bem certo da data).

Nas últimas semanas da sua actividade, houve lugar a baptismos de voo, para mecânicos e outros, oficiais, sargentos e praças da Unidade. Uma experiência única, poder voar num avião supersónico, fazer manobras acrobáticas, sofrer a pressão dos Gs e na maior parte dos casos...vomitar. Os pilotos faziam propositadamente essa praxe aos debutantes. Por acaso não voei, porque uns dias depois, houve um incidente (birdstrike) num voo de rotina. A violência do embate foi tal devido à velocidade da aeronave, que um simples pássaro estilhaçou a canopy do piloto da frente, destruiu-lhe o capacete, ferindo-o no rosto. Por sorte era outro piloto que ia no avião, caso fosse um "baptismo de voo" o outro tripulante não teria conseguido aterrar e o acidente seria bem mais grave. Resultado: acabou-se as "boleias" e infelizmente o piloto deixou de exercer a sua profissão, não sei se para sempre.

Outra coisa que recordo e  que gostava bastante eram os voos nocturnos. Pessoal da torre, bombeiros, equipamento auxiliar, mecânicos, pilotos, todos de prevenção.  A pista ficava iluminada de várias cores, o azul da combustão dos motores na sua potência máxima, naquela vasta planicie alentejana. Um espectáculo.

 

(TO BE CONTINUED)

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publicado às 16:50


13 comentários

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De A Mona Lisa tinha Gases a 14.12.2007 às 22:01

Bem, espero que não vá em duplicado, como da outra vez:
Com que então militar profissional? Desta não estava nada à espera! Muito bem! ;)
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De A Mona Lisa tinha Gases a 14.12.2007 às 22:01

Desta não estava nada à espera! LOL
Com que então, militar profissional? Muito bem! ;)
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De Antonovsky a 14.12.2007 às 22:22

Já não sou, saí em 1999. Mas deixa sempre saudades.
Quanto aos comentários duplicados, não faz mal, assim parece que são muitas pessoas a escrever. ;)
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De daplanicie a 15.12.2007 às 11:34

O "bichinho" da farda azul fica sempre lá, não é? Tenho duas cá em casa e sei bem o que é o orgulho de pertencer ao grupo dos que se destinem a defender a Pátria com a própria vida se necessário for.
Cumprimentos
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De Antonovsky a 16.12.2007 às 17:58

É verdade. Fica-se contagiado :)
Obrigado pelo comentário.
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De daplanicie a 15.12.2007 às 11:36

* Não é "destinem" é "destinam". Peço desculpa mas, por defeito profissional não consigo ver erros sem os corrigir. :-) (cada maluco com as suas manias)
Cumprimentos
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De João Paulo Silva a 12.11.2008 às 16:50

Boas e saudações aeronáuticas. Por ocasião do vosso compromisso de honra/juramento de bandeira, assisti e integrei a essa cerimónia, porque na altura encontrava-me também no CI2 da Ota, como soldado-aluno no curso de Armamento. Longe vão esses tempos que também recordo com alguma saudade. Actualmente pertenço à Associação de Especialistas da Força Aérea e sou Agente da PSP do Comando de Aveiro. Fique bem, um abraço.
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De António Tavares a 19.04.2009 às 22:42

venho aqui solicitar que alguém me envie o emblema dos Mecânicos da FAP. Muito obrigado.

António Tavares, SAJU/MMA, na reforma, mas pouco
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De Antonovsky a 20.04.2009 às 11:50

Gostaria muito de o poder ajudar, mas penso que só poderá encontrar esses emblemas na Unidades operacionais das respectivas esquadras de manutenção, através de algum camarada de armas no activo. Não sei se em Alfragide (EMFA), na secção de fardamento terão alguma coisa.
Fiz algumas pesquisas na Internet, mas só descobri alguns emblemas de esquadras de voo.
Os melhores cumprimentos.
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De jose messias a 06.08.2010 às 15:10

gostei de ler o teu texto acerca do T38 que é ( foi ) a melhor maquina da FAP. Fui MMa e tive a oportunidade de ainda voar, pois estava na linha da frente antes do acidente que fala.Depois ficamos com 50 alpha jet que só 25 ficaram na placa.Só gostava de voltar a recuperar o 1 patche dos MMA da linha da frente do alpha pois perdiu aquele que tinha uma mulher deitada em cima dele ( aviao ). foram tempos a recordar os voos nocturnos do T38 juntamente com os Tornados e Phantom dos alemães.
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De messias a 08.12.2011 às 20:00

Bela pomba branca,gostei muito do texto pois fui mecanico destas maquinas na linha da frente e tive a felicidade de voar neles como tu descreveste mas depois acabou. Comecou a Alpha Jet tambem na linha da frente mas não era igual.
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De Antonovsky a 01.01.2012 às 21:25

Velhos tempos, muitas saudades. Apesar de ter estado "apenas" 8 anos na vida militar, sinto-me como se ainda lá prestasse serviço. Bons amigos, camaradas e uma vivência indescritivel. Velau a pena.
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De rodrigues a 18.07.2015 às 21:22

só agora descobri este blog fui MMA 078........ linha frente T38 junto a esta linha havia os T33.gostava deste avião tanto que fiz a maquete dele oferecia a base aérea de Beja Alguém pode me dar novidades ao menos uma fotografia. Obrigado a todos

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