Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando nos perguntam porque fizemos isto ou aquilo, porque decidimos ou optámos de determinada maneira. Podemos responder de duas maneiras: Ou dizemos as verdadeiras razões ou, para preservá-las, podemos responder simplesmente: Cá por coisas...
Ultimamente tenho aproveitado algum tempo livre para ler alguns livros que me ofereceram (ainda relativamente à época natalícia) e outros que comprei neste mês (com cheques FNAC, também da época Natalícia e Aniversário), ou seja, os meus amigos e família sabem os meus gostos e é nesta altura que abasteço um pouco mais a minha biblioteca. Até porque isto é tudo muito bonito, mas os livros estão caros :P.
Bom, continuando após este aparte, um dos livros que gostei muito pela simplicidade de escrita, fácil leitura e diria mesmo entretenimento foi "O Português que nos Pariu" da autora brasileira Angela Dutra de Menezes. Sem descurar uma investigação histórica q.b. e de uma forma resumida descrever os detalhes mais importantes da história lusitana, a autora consegue cativar o leitor num tipo de escrita levemente invulgar e até humorístico.
No fundo, a autora procura na origem lusitana com todo o conjunto de povos que habitaram na península ibérica as explicações das influências nos costumes, nas tradições, na personalidade, na cultura, na raça, na religião, etc...que mais tarde se projectou no Brasil. Basta ler o capítulo: "A Receita do Português" logo a seguir ao prefácio, para ter uma noção do conteúdo da obra.
Resumindo, não é científico, não é exaustivo, não procura nenhuma verdade nem teoria escondida, é simplesmente uma opinião interessante baseada em factos históricos relatados de uma forma diferente. Vale a pena. :)