Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando nos perguntam porque fizemos isto ou aquilo, porque decidimos ou optámos de determinada maneira. Podemos responder de duas maneiras: Ou dizemos as verdadeiras razões ou, para preservá-las, podemos responder simplesmente: Cá por coisas...
Espanha sagrou-se campeã europeia de futebol com mérito indiscutível e ontem foi divulgado que a sua selecção nacional encontra-se no primeiro lugar do Ranking da FIFA.
"Nuestros Hermanos" estão de parabéns e merecem-no. Porém, para que as recentes vitórias não os tornem demasiado sobranceiros e pouco humildes, deixo-lhes aqui uma passagem de um livro de Latino Coelho que teve a sua primeira edição em 1882, sendo novamente revisto e editado em Novembro de 2007.
O livro é intitulado "Vasco da Gama" e relata a sua época e os seus feitos históricos. Há ainda a salientar que o contexto em que este livro é escrito (final do século XIX), altura do Tratado de Lourenço Marques e Ultimatum Inglês, Portugal procurava enaltecer os heróis portugueses e consequentemente despertar o espírito nacionalista que se encontrava adormecido por politiquices que, segundo o ponto de vista de grande parte da população e principalmente da oposição Republicana, delapidavam o nosso território e soberania.
Achei interessante esta passagem que demonstra a eterna rivalidade com Espanha, hoje em dia mais esbatida (e ainda bem) devido à integração de ambos os países na União Europeia e ao mesmo tempo devido a uma evolução civilizada e cooperante no âmbito político, social e cultural de ambos os povos.
"Portugal, pelo contrário, na sua luta contra as ambições conquistadoras de Castela, celebrará sempre com um triunfo cada uma das refregas, em que entrará com o seu arrogante competidor. A desproporção do número fora suprida largamente por esta desesperada valentia, que nos momento críticos de vida popular e para as nações como a tensão nervosa do braço de quem multiplica a força física pela excitação do grande perigo e pelos ímpetos da honra desairada. A guerra de Portugal contra Castela fora assinalada por vitórias tão inopinadas e assombrosas, que havia dado rebate em toda a Europa."
Latino Coelho, in Vasco da Gama (1882)