Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os Deuses do Olimpo

por Antonovsky, em 19.08.08

Caros amigos,

há algum tempo que não escrevia neste singela página, mas tive as minhas razões: primeiro, porque tive férias três semanas e segundo, porque precisava de descansar das férias.

Não sei se lhes acontece o mesmo, mas muitas vezes voltamos ao trabalho com a sensação de estarmos mais cansados do que quando fomos de férias. Mas isto é apenas um aparte, o principal assunto vem no parágrafo seguinte.

Actualmente está a decorrer um evento com projecção mundial denominado Jogos Olímpicos, são quinze dias em que estão reunidos os melhores atletas do mundo, nas mais diversas modalidades e onde se espera que tentem dar o seu melhor pelo seu país, por eles próprios e pelo espectáculo.

Eu, como sempre gostei de seguir atentamente os resultados, tenho estado atento ao que se passa, apesar de não assistir em directo pela TV, dado a diferença horária ser muito grande. No entanto, de manhã vou logo consultar os resultados nos sites da internet para satisfazer a curiosidade se algum recorde mundial foi batido, se algum atleta se destacou na sua modalidade ou realizou algum feito histórico e, para além disto saber as prestações dos nossos atletas nas diversas modalidades em que participam.

No que respeita aos atletas que se destacaram não podia deixar de referir entre outros, Michael Phelps com as suas medalhas e recordes e o espectacular Jamaicano voador Usain Bolt que venceu os 100m com recorde do mundo. Mas muitos outros merecem pelo esforço que fizeram por chegar ali, pelos recordes nacionais e  pessoais que conseguem superar, sinónimo de empenho e dedicação. Há ainda outros que não são bafejados pela sorte, que é sempre uma condicionante a ter em conta  em tudo o que é relacionado com jogos e competição, e que ficam aquém das expectativas.

Porém, quando um país é representado pela maior comitiva olímpica de todos os tempos, com atletas que se sagraram campeões na sua modalidade, é legitimo que as expectativas de ganhar umas medalhitas aumentem, mesmo para um país pequeno como o nosso. Ora, infelizmente as coisas não têm corrido da melhor maneira, alguns dos nossos candidatos ao pódio ficam pelo caminho com registos muito inferiores ao seus. Pode haver muitas razões e justificações plausíveis que têm sido apontadas, mas há algumas que jamais podem existir a este nível. Alta competição exige preparação física com muitas horas de treino e sacrifício, mas também exige preparação psicológica e maturidade, só com este conjunto de factores é que surgem os atletas completos.

Se compararmos com o futebol (mais uma vez, mas toda a gente o faz) e apesar dos salários, apoios, condições que os jogadores têm, há muitos casos de futebolistas que têm muito "jeito", mas que por falta de maturidade e/ou preparação psicológica ficam-se por carreiras mediocres. É o que está a acontecer a muito dos nossos atletas, têm "jeito", têm registos olímpicos, mas quebram psicologicamente como se carregassem o peso de uma nação que os pressiona ao sucesso. Deve vir tudo à cabeça destes atletas, a familia, os amigos, as pessoas que estão a ver na TV, pensamentos como: "não posso fazer má figura", "tenho de ser capaz" são meio caminho andado para o bloqueio, para a dúvida das suas potencialidades.

Deveriam pensar: Eu já fiz isto centenas de vezes. É apenas mais uma vez.  VOU CONSEGUIR, No Problem. 

 

Fiquem bem, Um abraço.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:56


2 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Santos a 20.08.2008 às 06:23

Por acaso, estava para escrever um Post sobre este assunto, mas já que o amigo escreveu e melhor do que eu o faria, apenas fica o comentário.
Antes de mais que o descanso do trabalho tenha sido bom, e que o descanso das férias também :).
em relação a Pequim 2008 e concretamente à participação portuguesa os resultados não me surpreenderam na maioria dos casos. Temos que ser realistas, apesar da escassez de medalhas, o desporto em Portugal tem evoluído muito comparado com o que eram em 1978, as marcas obtidas têm melhorado, muitos atletas não merecem as criticas que têm sido feitas, mas outros atletas deviam estar calados assim como certos dirigentes e refiro-me a Telma Monteiro que demonstrou um muito mau perder colocando logo pressão nos árbitros com frases como "está tudo feito para as chinesas"(parece que já aprender a desculpar-se como no mundo do futebol), o treinador do judo que se queixa das jantaradas em Pequim , se a dita Telma levasse a medalhita, nem falava...do nadador que afirma que à hora da competição era bom estar na caminha ou de dois atletas, acho que martelo e atletismo que ficaram paralisados perante a imensidão do estádio. será que só conseguem resultados em Jamores vazios?de resto não fiquei espantado! Tinha a certeza que a Vanessa Fernandes conquistava uma medalha, assim como tenho a consciência que um salto é um salto, 3 tentativas, é tudo um momento, ninguém está mais triste do que a Naide Gomes de certeza e espero que o Nelson Évora participe na final "com tudo" quer ganhe ou não a medalhita!. Não vou terminar, sem manifestar a minha gratidão o meu apreço a minha simpatia por esse homem humilde e simpático que tanto deu a Portugal e que sempre representou dignamente o atletismo português. Falo claro do SR. Francis Obikuelo .
Obrigado Francis !
Descupa o "testamento, Abraço.
Imagem de perfil

De Antonovsky a 20.08.2008 às 10:20

Estou de acordo, amigo Jorge. Os registos dos nossos atletas têm melhorado significativamente nos últimos anos e o desporto em Portugal conheceu uma evolução positiva substancial em várias modalidades.
Mesmo nestes olimpicos já se bateram alguns recordes nacionais na natação, o que prova uma boa prestação de alguns atletas. Ontem, lamentei a pouca sorte de Gustavo Lima, que "apenas" alcançou um excelente 4º lugar e dignificou o nome Portugal.
Quanto ao Francis Obikwelu, fez o seu melhor e pôs fim a uma carreira que levou o nosso país ao topo de uma modalidade onde não tinhamos quaisquer tradições.
Obrigado pelo comentário e não faz mal ser extenso. :-)
Um abraço

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31