Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Despertar de um Guerreiro

por Antonovsky, em 28.08.08

Na fronteira entre o Quénia e a Tanzânia, perto do mítico Kilimanjaro que permanece sempre vigilante sobre a planície, vive a tribo dos Massai.

Esta tribo é muito conhecida para quem segue os documentários realizados pela National Geographic, BBC e outros canais do género. As suas vestes onde predomina o vermelho e outras cores vivas, o porte normalmente magro e altivo dos homens e mulheres e as tradições seculares (como o matrimónio, a iniciação dos jovens do sexo masculino e outras cerimónias do género) que seguem imperturbáveis perante uma civilização que cada vez mais os pressiona, torna-os alvo de admiração e estudo sociológico.

Os Massai são pastores, caçadores e guerreiros e hoje lembrei-me deles pela sua última característica mencionada: GUERREIROS.

Sobreviver em África ao longo dos séculos não é fácil, enfrentando os perigos de tribos rivais, animais selvagens, colonizadores brancos, epidemias, escassez de alimento e água, etc.. Dizem que uma das vantagens que os classifica como exímios guerreiros é a capacidade de despertar de um sono profundo para lutar (atacar ou defender) quase instantaneamente. É impressionante.

Mas hoje tive uma experiência parecida com isto. Esqueci-me de acertar o despertador e quando acordei faltavam apenas 10 minutos para sair de casa. Saltei de um sono profundo, com a claridade do dia a invadir-me o quarto e a anunciar que já devia estar acordado há meia hora. Vesti-me a correr, tomei o pequeno-almoço, lavei os dentes e saí "porta a fora" direito á paragem do autocarro. Passei dos 0 aos 100 com incrível rapidez e lembrei-me da capacidade dos Massai.

Não foi para enfrentar uma tribo rival, nem um leão que atacava o meu gado, foi para enfrentar mais um dia de trabalho...que é mais ou menos parecido.

 

Um abraço, fiquem bem.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:09


2 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Santos a 29.08.2008 às 22:40

Adoro a palavra sobreviventes e sobrevivência neste mundo em que vivemos, sem nos descaracterizarmos. Muitas vezes ao despertar, como tu, me sinto também um verdadeiro guerreiro Massai ! :)
Fica bem.
Abraço!
Imagem de perfil

De Antonovsky a 01.01.2012 às 21:49

Obrigado pelo coment. De facto para sobreviver temos mesmo de ser uns guerreiros cada um com as suas armas. Um abraço

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31