Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O tempo e o tempo, condicionantes da vida

por Antonovsky, em 17.02.13

Ao contrário dos ingleses, que distinguem o "Weather" do "Time", nós servimos de apenas uma palavra para dois conceitos: o tempo meteorológico e o tempo cronológico.

Sendo algo tão distinto um do outro, ambos são importantes nas nossas vidas, condicionando-as de uma maneira mais vincada, que aquela que nós próprios nos apercebemos.

O tempo "meteorologicamente" falando condiciona o que usamos para vestir, para calçar, os acessórios, chapéu de chuva ou chapéu de sol, boné, cachecol, luvas etc.. Condiciona também a rotina, se está temporal, se está a nevar, devemos sair mais cedo para o trabalho, devemos ficar em casa porque não há condições. Condiciona as viagens para o trabalho ou para lazer quando os voos e outros transportes são cancelados, por exemplo. Condiciona a saúde, quando nos constipamos com frio a mais, ou sol a mais, se apanhamos uma chuvada imprevista, quando chegam as alergias da primavera, quando o sol escaldante nos castiga a pele no verão. Condiciona inclusive o estado de espírito, normalmente, ficamos mais alegres com o sol, e mais depressivos com a chuva (não é regra, claro), mas se verificarmos vemos que os povos dos climas quentes são mais alegres e festivos e os dos climas frios são mais sérios e objectivos (não podemos generalizar, nem gosto de o fazer, mas a maioria é assim), não querendo aqui estabelecer qual é que é o mais correto no comportamento, o que é facto é que tem influência.

O tempo cronológico também não perdoa, primeiro com o seu "passar" aprendemos coisas simples, adequirimos capacidades, competências e quanto mais tempo usarmos a aperfeiçoarmos o estudo, o trabalho, o desporto, somos cada vez melhores no que fazemos, evoluímos, desenvolvemo-nos. Mas o que o tempo dá, o tempo tira, e o que alcançamos até um determinado estado de evolução, começa a pouco e pouco a degradar-se. Como um edifício que é construído e que com o passar dos anos começa a necessitar de manutenção. 

Há que saber lidar com estes dois tempos, pois ambos fazem parte das nossas vidas e o desafio que nos é colocado é saber tirar proveito de cada um deles, de cada fase sua, tirando o melhor, aproveitando os momentos especiais, os dias solarentos que dão ânimo, a chuva que lava, o vento fresco que nos acorda, a criança que aprende, a juventude que tem força, o adulto que cuida, o idoso que ensina.

E, lá está, tudo tem o seu TEMPO.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:19


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728