Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Li ontem uma notícia que referia que a venda de automóveis novos em Portugal tinha recuado para valores de 1990. Este facto, mais um devido à crise económica e financeira que o país/europa atravessa, pode a meu ver, contribuir para que todo o esforço de prevenção rodoviária seja em vão.

Explicando melhor, se recuarmos umas décadas atrás, o nosso parque automóvel, na sua maioria, era muito envelhecido e a manutenção descuidada, com revisões "caseiras", peças em segunda mão compradas a sucateiros, conceitos de qualidade e segurança pouco desenvolvidos e assimilados pela sociedade "automobilistica". Ora, no últimos anos apesar das ainda elevadas taxas de sinistralidade, dos excessos constantes e de alguma falta de civismo dos condutores, há que reconhecer que houve uma evolução lenta, mas progressiva neste campo. O parque automóvel melhorou e as revisões (pelo menos durante os dois anos de garantia) são realizadas na marca de origem. Mesmo as oficinas "particulares" são sujeitas a regras mais apertadas e os conceitos de Qualidade de serviços e Segurança, muito mais divulgados e apreciados. Todavia isto paga-se e, se não há dinheiro para investir em carros novos, também a manutenção dos veículos não é tão regular como deveria ser. As revisões vão sendo empurradas para o mês seguinte ou até à inspecção obrigatória. E mesmo assim, ás vezes arrisca-se a ir com o carro à inspecção mesmo sem a revisão efectuada. 

Tudo isto, aliado também a inúmeros veiculos que circulam sem seguro e sem inspecção periódica, devido ao orçamento das familias reverter para outras prioridades, pode pôr em perigo a segurança rodoviária e todos os progressos que têm sido feitos. Aliás se notarem bem, numa qualquer viagem longa que façam, vão ver cada vez mais carros avariados à beira da estrada à espera da assistência. Espero não verem o meu :(  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:58


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728